quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

“O infinito é o limite do atleta..."

Por: JESUS RIOS
------------------------------

O Homem é um animal racional, veloz, elástico, evolucionário e vencedor de limites. Não conhece seu limite, e quando realiza algo inesperado percebe que pode ir ainda mais longe. A quebra de paradigmas, ousadia, atitude, coragem e principalmente a fé concretizam o imaginário. Concretizam o querer de cada ser.
A formação do ginasta deriva da confiabilidade, flexibilidade, elasticidade, resistência, força, concentração, quebras de limites, logística de espaço, fôlego, leveza, molejo, gingado, ousadiaatletaatitude, equilíbrio, elegância, simetria. Disciplina, atitude, perseverança, coragem e graciosidade. Esta faz o perfil da Confederação Brasileira de Ginastica e de outros países.
Abertura, estendida, duplo mortal, flic flac sem as mãos, única, dupla e tripla pirueta, parafuso, rudi, roda, mortal e meio ao rolamento, mortal para frente, carpada, duplo twist carpada, roda, rondada, selada, tsukahara, terrisagem, duplo mortal esticado, auto estilo, cristo invertido, são alguns dos movimentos de longitudenalgirar em volta de si mesmo ou transversal de movimentos, desenvolvidos pelos ginastas artísticos em uma área de 12X12 de forma variável e hegemônica.
É uma modalidade perigosa, que pode provocar danos físicos e psicológicos ao praticante, como contunsões, ligamentos do joelho, ruptura ligamento entre outros. A ginasta colombiana, Jéssica Gil Ortiz, sofreu acidente durante a sua apresentação no Mundial de ginástica artística, em Londres. Escorregou no solo ao fazer uma reserção para frente, não teve como saltar para fazer um duplo mortal para frente e caiu brutalmente de cabeça no tablado, realizando apenas um mortal e um quarto de outro. Cerca de 12 mil pessoas ficaram em silêncio ao vê-la em posição fetal. Por sorte não sofreu lesões de riscos.
Os Atletas, Diego Hypolito, Artur Zannet (o único que ganhou medalha, com 15,900 pontos, conquistou ouro) Sérgio Sasaki. Daniele Hypolito, Daiane dos Santos, Bruna Leal, Adrian Gomes, Lais Souza. As reservas, Ethiene Franco, Harumy de Freitas, representaram o Brasil na Olimpíadas de Londres em 2012. Antes de representá-lo em grandes eventos internacionais, precisam ser os melhores da própria Nação e obter boa colocação no Mundial.
Acredeito, que a intenção do fotógrafo Stefan Wermuth ao diminuir a velocidade da máquina fotográfica era de mostrar a velocidade e a flexibilidade das ginastas, a capacidade de manipular seu próprio corpo, apenas com os domínio neurológicos.
Esta imagem ficou entre as cinquenta melhores em 2012, pela Veja. Para dar significado a esta significante, é preciso aproximar-se e utilizar os conhecimentos de mundo. Há uma linguagem textual simbólica, que comove-me por estar próximo ao esporte e ser surpreendido a cada dia com a Capacidade Humana.




Ginastas durante treino em teste de qualificação para as Olimpíadas em Londres, Inglaterra - Stefan Wermuth/Reuters. (Fonte: Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário